quinta-feira, 19 de julho de 2012

A CAMINHO DO ALTO


(Porque eu sou o menor dos apóstolos... – Paulo. (I Coríntios,15:9).
Decididamente, muitos defeitos nos caracterizam ainda o progresso moral deficitário. Não nos será lícito, porém, esquecer algumas das bênçãos que já conseguimos amealhar com o amparo do Mestre Divino.
* * *
Não temos a santidade; no entanto, já nos matriculamos na escola do bem, aprendendo a evitar as arremetidas do mal.
* * *
Não dispomos de sabedoria, mas já percebemos a importância do estudo, diligenciando entesourar-lhe os valores imperecíveis.
* * *
Não possuímos a inexpugnabilidade moral; todavia, já sabemos orar,organizando a própria resistência contra o assédio das tentações.
* * *
Não nos galardoamos ainda com o total desprendimento de nós mesmos, notadamente no capítulo do perdão incondicional; contudo, já aceitamos a necessidade de abandonar a concha do egoísmo,exercitando-nos em diminutivos gestos de entendimento e fraternidade para alcançar a vivência da grande abnegação.
* * *
Não atingimos o sentimento imaculado; entretanto, pelo esforço na disciplina de nossas inclinações e desejos,já nos adestramos,a pouco e pouco e pouco,para aquisição do amor puro.
* * *
Não entremostramos, de leve, o heroísmo da fé absoluta, mas já assimilamos grau relativo de confiança na Divina Providência, buscando agradecer-lhe a paz dos dias serenos, tanto quanto invocando-lhe a proteção para a travessia das horas difíceis.
* * *
Sem dúvida, estamos muito longe, infinitamente muito longe da perfeição...Cabe, porém, a nós, aprendizes do Evangelho, a obrigação de confrontar-nos hoje com o que éramos ontem e, a nosso ver, feito isso, cada um de nós pode, sem pretensão para frasear as palavras do apóstolo Paulo, nos versículos 9 e 10, do capítulo 15, de sua Primeira Epístola aos Coríntios: - “Dos servidores do Senhor, sei que sou o menor e o mais endividado perante a Lei,mas com a graça de Deus sou o que sou”...


(Bênçãos de Paz; cap. 1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário